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CONTEÚDO RELEVANTE SOBRE A INFORMAÇÃO QUE ALIMENTA por Érica Araium

Gastronomia à brasileira

| Marcas falantes

Que verbetes vêm à cabeça quando você pensa em "gastronomia brasileira"? Sem celeuma, sem polêmica e sem censura, assim de "bate-pronto", eu diria: em construção. Mais formalmente, entendo que o discurso sobre a “gastronomia brasileira” elaborado neste início de século XXI se constituiu a partir da memória sobre a sua própria historicidade. E di... [ LEIA MAIS ]

Design e produção cultural no Brasil pós-moderno

| Marcas falantes

O design e a produção cultural contemporâneos brasileiros carecem de atenção. Putz, e como. Num mundo imagético, próprio da reprodutibilidade técnica e da sociedade da espetacularização e do descontrole, tudo parece um "já vi". Nada soa original no contexto pós-moderno. Nem as imagens que criamos especialmente para ilustrar o que sigificam "prod... [ LEIA MAIS ]

Processo criativo e cozinha afetiva

| Marcas falantes

Tanto se discute o quão "afetiva" é a cozinha brasileira, hoje. Há ceticismo em todo lugar. Inclusive nas redes comunicacionais da gastronomia e nas redes sociais que fomentam toda celeuma. O fato é que a cozinha afetiva nos afeta tanto quanto se deixam afetar uns aos outros os chefs de cozinha quando criam em coletivo. Ambas as colocações de... [ LEIA MAIS ]

AI Food

| Marcas falantes

"É preciso rastrear o comestível. Ponderar sobre a origem, o caminho e o fim dos alimentos. A segunda frase, aqui parafraseada por já haver sido incorporada a ene discursos poliglotas, inclusive a este, permeia um sem fim de noções. A primeira, porção mais original, situa o leitor de que o Dossiê Comida da edição 198 da ComCiência (Unicamp, 2018... [ LEIA MAIS ]

Conectar a cadeia e ampliar o diálogo

| Casa Gastronomia | Marcas falantes

“Em 10 anos a área da pesca desaparece”. Com um tom triste e um olhar baixo sem perspectiva para o futuro, o Sidónio Sousa (50), dispara que na Ilha da Madeira, em Portugal, a pesca está envelhecendo, assim como os pescadores. Os jovens não têm interesse em seguir a profissão, nem mesmo seus filhos, diferentemente dele que começou aos ... [ LEIA MAIS ]

"As revoluções da comida": à mesa com Rafael Tonon

| Marcas falantes

Rafael Tonon é jornalista especializado em gastronomia. Melhor dizendo, é um jornalista que escreve sobre comida. Freelancer de diversos veículos internacionais, é correspondente, no Brasil, do Eater (o maior portal de gastronomia dos Estados Unidos) e colaborador de veículos como Vice, Slate, Fine Dining Lovers, entre outros. Vive já no Porto, ... [ LEIA MAIS ]

O "everything else" da percepção de sabor e da inovação

| Maria do Carmo Pontes | Marcas falantes

A expressão "everything else" (todo o resto) foi introduzida por Charles Spence em seu livro A Refeição Perfeita, referindo-se a todos os fatores, além de ingredientes e técnicas de preparação, que influenciam a nossa percepção de sabor na experiência do comer. Isso inclui itens como o peso dos talheres, a cor dos pratos, a música ambiente,... [ LEIA MAIS ]

Praticar o design é saber escutar o outro

| Érika Pozetti | Marcas falantes

Há tempos, grandes marcas de renome internacional (AT&T, IBM, Itaú, Banco Central são exemplos) contaram com criações de grandes designers gráficos, como Saul Bass, Paul Rand e no Brasil, Alexandre Wollner e Aloisio Magalhães.  A entrega era tangível, funcional e gerava valor ao negócio! Dava vida, nome e sobrenome à objetos, alimentos,... [ LEIA MAIS ]

Economia Criativa, uma das novas economias

| Eliane El Badouy | Marcas falantes

Apesar da crise gerada pela pandemia, a economia criativa é um dos setores que apresenta maior e mais rápido potencial de crescimento com a retomada da economia mundial. É altamente transformadora em termos de geração de renda, geração de empregos e ganhos com exportações. Mas isso não é tudo. A economia criativa também gera valor não monet... [ LEIA MAIS ]

Memórias plásticas da terra dos vikings

| Lélia Rezende | Marcas falantes

Algum tempo se passou e aqui estou novamente, retornando a Bergen (mesmo que através de minhas lembranças). Bergen, para quem não sabe, é uma das mais belas e visitadas cidades da Noruega, pois o destino é porta de entrada para os fiordes noruegueses, patrimônio natural da humanidade. Há 12 anos Lélia Rezende, relações públicas, decidiu faz... [ LEIA MAIS ]