Fome de conteúdo, Diálogos Comestíveis
Fome de conteúdo, Diálogos Comestíveis
Érica Araium
Idealizadora de Diálogos Comestíveis, estrategista de branding, marketing e comunicação. Jornalista. Palestrante. Ávida por #MotivosParaDialogar.
Érica Araium
Idealizadora de Diálogos Comestíveis, estrategista de branding, marketing e comunicação. Jornalista. Palestrante. Ávida por #MotivosParaDialogar.
“Comunicar é algo preciso, no sentido exato e, também, trocadilhado do termo. Em torno da mesa, toda fome se aplaca, todo diálogo é comestível". (@Érica Araium • Gestora de BRANDING • (@branding.ericaaraium) • Fotos e vídeos do Instagram)
Post atualizado em 29 de abril de 2024.
NOSSO PROPÓSITO?
Evoé! Foi atuando como repórter especializada em gastronomia que Érica Araium construiu o gosto (ah, Pierre Bourdieu) pelos sentidos de "alimento". De 2010 a 2015, entrevistou mais de 400 cozinheiros nacionais e internacionais, além de produzir mais de 7 mil reportagens,
O que sempre a intrigou? Compreender melhor a relação entre a produção noticiosa e o consumo de alimentos e marcas. “Que fornecedores mais apetecem? Por quê? Para quê? Que fatores pesam sobre as escolhas mais responsáveis/ sustentáveis? De que maneira o consumidor influencia o processo criativo e a direção do negócio? Quais os sentidos de "alimento"?
Fato é que, em cada marca, há uma narrativa incrível a ser descoberta. Da gestão de marca (branding) à narrativa que melhor traduz as ações (storytelling) há que se manter a coerência. A unidade. E é aí que Diálogos Comestíveis entra.
O projeto ganhou forma e conteúdo em setembro de 2014, primeiro nas redes sociais e, depois, com a produção de conteúdo para negócios. Naquele momento, havia o desejo genuíno de fomentar a cadeia local por meio do estreitar de laço entre os principais atores da gastronomia. No âmago, a vontade de exercitar a tarimba jornalística de forma respeitosa às histórias de vida (valor) e, assim, produzir conteúdo de qualidade (relacionado ao produto/serviço) que acene às próximas gerações: - "Aquela marca deixou meu mundo melhor"! Se todos os pontos de contato da marca comunicam, podemos ajudar a melhorar a comunicação, desde a cultura empresarial até a campanha de comunicação mais ampla.
Depois de atender a mais de 40 marcas do setor de alimentos e bebidas, entre elas Xandô, Foodpass, Seminário Fruto, Restaurante Banana da Terra, Cachaça Paratiana e outras (confira o portfólio aqui), a consultoria passa a atender, também, a negócios dos setores de educação e tecnologia voltadas a projetos ESG.
Em 2021, Carolina de Avilez passa a integrar o projeto e, por isso, temos ainda mais #MotivosParaDialogar!
O QUE FAZEMOS?
Prestamos consultoria de comunicação e branding com foco em ações de promoção à sustentabilidade. Fazemos a gestão e o planejamento de comunicação do seu negócio. Treinamos equipes desde C-Level e seus times para comunicarem os valores da sua marca de forma criativa e efetiva. Analisamos o comportamento do consumidor e mapeamos tendências.
Identificamos a personalidade de sua marca ao longo do tempo e vamos reposicioná-la, se preciso. Traçar estratégias para que o interesse se desperte de forma genuína, engajada e empoderada. Detectar mídias potenciais nas quais vale a pena investir, olhar para o futuro e agir no presente. Além de diagnosticar/ corrigir problemas comunicacionais.
Também produzimos conteúdo personalizado em texto, imagens e comestíveis (food art/ food styling). Fazemos o diagnóstico de seu negócio para que todos os recursos sejam otimizados e adequados à realidade da Economia Criativa e da Economia Circular.
Contamos com uma rede de parceiros (designers, fotógrafos, redatores, engenheiros de alimentos, ilustradores etc) para atender a projetos de médias e grandes empresas.
Nossos projetos são precificados a partir de uma referência de escopo: pacote de mentoria de comunicação (mínimo de 5 sessões), consultoria de branding (mínimo de 6 meses) e projetos pontuais (curadoria de conteúdo, palestras, talks "Motivos Para Dialogar", performances). Para propostas de produção de conteúdo audiovisual ou food art, consideramos valores de diária.
PRA CONHECER
Dê uma olhada neste material produzido para o I Encontro Mundial de Chefs (2017)
E neste mini documentário sobre a Calusne Farms (2017)
E neste material sobre Design Gastronômico (2018)
E neste workshop cheio de food design (2019)
E nestas provocações pautadas na Década dos Oceanos (2021)
E no livro de Diálogos Comestiveis (2022)
PRA COMEÇAR
Temos planos para três, seis e 12 meses, além de serviços diversos, voltados à produção de conteúdo em texto, imagens, palestras, eventos e performances. Também fazemos a gestão da comunicação de seu negócio com para que o ESG seja considerado na tomada de decisões. Então, se precisar da gente, é só entrar em contato.
CONVERSE AGORA COM DIÁLOGOS COMESTÍVEIS
Há sempre #MotivosParaDialogar.
#BrandExperience #CustomerExperience #ESG #Branding #BrandedEnterteinment
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