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Marcas falantes

HISTÓRIAS SABOROSAS DE ATORES DE TODO O COMER
POR ÉRICA ARAIUM

Food styling e fotografia de comida: a estética no prato

| Marcas falantes

O qué é food styling? O que é a fotografia de comida? Embora pareçam sinônimos, esses são dois lados de uma mesma moeda: a produção estética de alimentos para serem fotografados ou filmados. Para deixar tudo "de comer com os olhos", como sempre frisamos aqui e em nossos cursos. Ambas as técnicas deixam os objetos fotografados mais apetitosos par... [ LEIA MAIS ]

A função social da gastronomia

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A gastronomia é uma espécie de catalisadora das transformações sociais. Uma enzima potente capaz de acelerar o metabolismo de corpo complexo. Iniciativas que levariam anos para serem desdobradas, se impulsionadas por muitas vontades, acabam dando muito - ou mais - certo. Dizer isso para os nomes que circulam neste texto, será óbvio. Para a maior... [ LEIA MAIS ]

Gastronomia à brasileira

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Que verbetes vêm à cabeça quando você pensa em "gastronomia brasileira"? Sem celeuma, sem polêmica e sem censura, assim de "bate-pronto", eu diria: em construção. Mais formalmente, entendo que o discurso sobre a “gastronomia brasileira” elaborado neste início de século XXI se constituiu a partir da memória sobre a sua própria historicidade. E di... [ LEIA MAIS ]

Design e produção cultural no Brasil pós-moderno

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O design e a produção cultural contemporâneos brasileiros carecem de atenção. Putz, e como. Num mundo imagético, próprio da reprodutibilidade técnica e da sociedade da espetacularização e do descontrole, tudo parece um "já vi". Nada soa original no contexto pós-moderno. Nem as imagens que criamos especialmente para ilustrar o que sigificam "prod... [ LEIA MAIS ]

Processo criativo e cozinha afetiva

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Tanto se discute o quão "afetiva" é a cozinha brasileira, hoje. Há ceticismo em todo lugar. Inclusive nas redes comunicacionais da gastronomia e nas redes sociais que fomentam toda celeuma. O fato é que a cozinha afetiva nos afeta tanto quanto se deixam afetar uns aos outros os chefs de cozinha quando criam em coletivo. Ambas as colocações de... [ LEIA MAIS ]

AI Food

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"É preciso rastrear o comestível. Ponderar sobre a origem, o caminho e o fim dos alimentos. A segunda frase, aqui parafraseada por já haver sido incorporada a ene discursos poliglotas, inclusive a este, permeia um sem fim de noções. A primeira, porção mais original, situa o leitor de que o Dossiê Comida da edição 198 da ComCiência (Unicamp, 2018... [ LEIA MAIS ]

Conectar a cadeia e ampliar o diálogo

| Casa Gastronomia | Marcas falantes

“Em 10 anos a área da pesca desaparece”. Com um tom triste e um olhar baixo sem perspectiva para o futuro, o Sidónio Sousa (50), dispara que na Ilha da Madeira, em Portugal, a pesca está envelhecendo, assim como os pescadores. Os jovens não têm interesse em seguir a profissão, nem mesmo seus filhos, diferentemente dele que começou aos ... [ LEIA MAIS ]

"As revoluções da comida": à mesa com Rafael Tonon

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Rafael Tonon é jornalista especializado em gastronomia. Melhor dizendo, é um jornalista que escreve sobre comida. Freelancer de diversos veículos internacionais, é correspondente, no Brasil, do Eater (o maior portal de gastronomia dos Estados Unidos) e colaborador de veículos como Vice, Slate, Fine Dining Lovers, entre outros. Vive já no Porto, ... [ LEIA MAIS ]

O "everything else" da percepção de sabor e da inovação

| Maria do Carmo Pontes | Marcas falantes

A expressão "everything else" (todo o resto) foi introduzida por Charles Spence em seu livro A Refeição Perfeita, referindo-se a todos os fatores, além de ingredientes e técnicas de preparação, que influenciam a nossa percepção de sabor na experiência do comer. Isso inclui itens como o peso dos talheres, a cor dos pratos, a música ambiente,... [ LEIA MAIS ]

Praticar o design é saber escutar o outro

| Érika Pozetti | Marcas falantes

Há tempos, grandes marcas de renome internacional (AT&T, IBM, Itaú, Banco Central são exemplos) contaram com criações de grandes designers gráficos, como Saul Bass, Paul Rand e no Brasil, Alexandre Wollner e Aloisio Magalhães.  A entrega era tangível, funcional e gerava valor ao negócio! Dava vida, nome e sobrenome à objetos, alimentos,... [ LEIA MAIS ]