Na ponta geograficamente avessa desse mesmo Brasil, avaliar o que acontece em torno da Casa das 11 Janelas só é possível quando se aposta no tear de conversas. Há cerca de 15 dias, não se fala em outra coisa em Belém: o projeto do Polo de Gastronomia da Amazônia no Pará, oficializado por decreto - 1.568, de 17 de junho de 2016 - e publicado... [ LEIA MAIS ]
Aposto que sim. Antes do texto, contexto. Estava às voltas com meu conteúdo - Diálogos Comestíveis - Porque todo comer é você quem desenha (Editora Dialética, 2022) - em parte apresentado à audiência do Galunion Insights 2024. No final da tarde do primeiro dia de palestras, enquanto "trocava ideias" com a chef fluminense Vanessa Rocha, do&n... [ LEIA MAIS ]
Falar de marcas e, portanto, da gestão de branding, em meados desta década de 2020, significa apontar para uma paisagem comestível desenhada em conjunto: pela indústria de alimentos, pelo consumidor de alimentos e claro, pelo poder público, esse norteador de territórios e leis. Em todas as instâncias, tem-se uma agenda orientada à execução de es... [ LEIA MAIS ]
Se você é criativo, esse texto é para você.
Se você participou do workshop "Todo comer é você quem desenha: duvida?" do World Creativity Day 2024, esse texto também é para você.
Workshop de food design e comunicação que visa promover a saudabilidade e a biodiversidade por meio da criatividade.
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TODO COMER SOMOS NÓS QUEM DESENHAMOS
Tempo estimado de leitura: 7 minutos, 3 textos
Desde 2021, na surdina, estou às voltas com um projeto pessoal que, batalhando com pares e uma boa dose de recursos, vai sair do papel ainda este ano. Na fé. E ele tem relação com o comer, mas noutros sentidos. Tem relação com o alimentar, ... [ LEIA MAIS ]
COMO GANHAR AUTORIDADE E RELEVÂNCIA COM BRANDED CONTENT E CONTENT MARKETING?
Tempo estimado de leitura: 5 minutos, 2 textos
Produzir conteúdo relevante é algo tão reto para quem se preocupa em apurar os dados e convertê-los em informação. Mas o óbvio precisa ser redito. E de forma humanizada. Porque nenhuma int... [ LEIA MAIS ]
Fora dos corações financeiros em que, dizem, pulsa a economia brasileira, o que corre pelas veias (dos consumidores)? O que os nutre e os alimenta? O que ocorre nos centros de P&D? O que nos inventam de última hora para sanar a fome de novidade?
A pergunta, desta vez, não é retórica. Ela emana traços de pesquisa, de investigação antr... [ LEIA MAIS ]
Afinal, o que é branding?
Essa pergunta é tão recorrente, mesmo entre profissionais de comunicação, que resolvi trazer uma metáfora a fim de aproximar o conceito da maioria das pessoas. Tecnicamente, trata-se de uma série estratégica de processos de gestão de marca que, executados ao longo de um período e aferidos por meio de métricas (bem defi... [ LEIA MAIS ]
As I.A.s generativas como o ChatGPT-4 e Dall-E não conhecem o contexto de nenhum conteúdo. São modeladas a partir de aprendizagem de máquina ("machine learning", em inglês) e carecem de nossos inputs e parâmetros. Não espere sensibilidade de um “robô” capaz de transitar entre zeros e uns (01) ávido por encontrar os melhores padrões.
Tenho usa... [ LEIA MAIS ]
Você tem fome de quê? Em seus paraísos artificiais, as I.A.’s – inteligências artificiais - têm fome de dados. Não importa quais. E de inputs. Os seus inputs. Desde a década de 1950.
O matemático britânico Alan Turing (1912-1954), “pai da computação”, foi o responsável por decifrar a “Enigma” alemã e quebrar as expectativas nazista... [ LEIA MAIS ]