
Érica Araium
Idealizadora de Diálogos Comestíveis, estrategista de branding, marketing e comunicação. Jornalista. Palestrante. Ávida por #MotivosParaDialogar.

Érica Araium
Idealizadora de Diálogos Comestíveis, estrategista de branding, marketing e comunicação. Jornalista. Palestrante. Ávida por #MotivosParaDialogar.
Vai ter segunda edição #DeComerComOsOlhos! Afinal, o design gastronômico, como já dissemos aqui e por aí, em consultorias, aulas e afins, é o algo que nos guia, também, quando pensamos em montagens de pratos. Ou em empratamentos contemporâneos, se quiser definir assim.
PERDEU A 2ª EDIÇÃO? iNSCREVA-SE PARA A 5ª! AGORA! VAGAS LIMITADAS, GARANTA SEU INGRESSO!

Ocorre que as definições acerca de louças, cores e texturas (às vezes nos esquecemos disso) decorrem da escolha dos insumos. Quando olhamos nos olhos do produtor e temos a possibilidade de saber mais, num tempo lento, sobre as narrativas da conquista de uma safra, afetivamente, nos deixamos afetar pela história servida quentinha por mãos lambrecadas de terra, suor e temperança. Imagine o que é ressignificar esses ditos ao comensal, gastrônomo ou comunicador? (Fotos: Diálogos Comestíveis TM)
Multidisciplinar, afinal, a gastronomia admite a sensata contribuição de outras disciplinas. E, ainda, os comentários do consumidor, que lá na ponta se vê representado por uma das infinitas opções de uso de um ingrediente, ao defrontar-se perante a gôndola de um mercado - seja ele real ou virtual, é bom que se frise.
Há como pensar em alturas, cores, texturas, caminhos, paisagens, aromas, ludicidade, performance, gamificação, design... Só de olharmos para uma comida empratada que, de fato, nos ative sinapses e recubra as memórias. Quantas vezes uma música que tocou no restaurante favorito que frequenta fez toda a diferença na degustação de um prato?
Quando pensamos neste curso super especial #DeComerComOsOlhos, hashtag que circula por aí, pensamos, também, em todos os sentidos que ativamos ao cozinhar. Esperávamos uma boa recepção dos participantes, um certo acolhimento à proposta. Ainda bem, fomos além. Além de pensarmos juntos, conseguimos, de forma prática, identificar algumas etapas importantes do processo criativo de montagem dos pratos e, mais, despertar novas formas de pensar sobre o alimento.

olha o que alguns dos participantes disseram sobre a primeira edição!





VAGAS LIMITADAS, GARANTA SEU INGRESSO!

"O que falar de um curso que te instiga a ver com outros olhos.... Tudo de bom! Vocês são contagiantes! Foi tudo explicado de uma maneira simples e que fez sentido, bem organizado e dinâmico, me senti acolhida e motivada! Parabéns!" Camila Canatto, gastrônoma, participante da edição de 28 de outubro de 2018 do workshop de Design Gastronômico De Comer Com os Olhos, via e-mail.

"Érica amei o curso!!! Cheguei achando de sabia alguma coisa, entendi que preciso aprender muito. Empratamento é uma arte, como você ensinou o prato é uma tela em branco. Muito obrigada!" Cristina Róseo, gerente de alimentos e bebidas do Grupo Vitória Hotéis, de Campinas/SP, participante da edição de 28 de outubro de 2018 do workshop de Design Gastronômico De Comer Com os Olhos, via Instagram de @araium.
PS: EU TE AMO 
Temos muito a agradecer pelo atendimento impecável e soluções criativas de Roberta Vilaça, no Go On Office. Não existiria lugar mais perfeito à realização desse projeto em sua estreia. Altamente recomendável, agende uma visita!
SEGUNDA EDIÇÃO, bora!?
Para a nossa sorte - minha e do chef Juliano Albano, que é "o cara" do design gastronômico e food styling", como disseram duas das participantes, recebemos incentivos suficientes para seguir com #MotivosParaDialogar. Por, isso, temos a honra de anunciar a segunda edição do Workshop de Design Gastronômico De Comer com os Olhos, programada para 26 de novembro, na Artesania Ateliê Gastronômico, das gastrônomas Érica Formighieri, Carolina Avilez e Cristiana Staropoli. Como nós, elas fizeram do gesto de cozinhar uma extensão do pensamento. Cerebrais, pediram licença à física, à economia e ao jornalismo e vendas (carreiras anteriores) para debruçarem todos os esforços sobre um projeto que já nasceu coletivo.
ESTAMOS JUNTOS! 
#TMJ numa sequência de cinco etapas nesta segunda edição: ouvir, escrever, desenhar, prototipar, empratar (e celebrar). Corra para garantir o seu lugar neste evento especialíssimo: seremos um dos primeiros clientes a partilhar cada cantilho desse lugar de "fazer junto" e "com as mãos". O coração do ateliê funcionará no Distrito de Sousas, em horários que ainda em definição. Afinada, a tríade assinala que a alta gastronomia, a alta confeitaria e o food styling serão úteis a quem quiser, com elas, trabalhar.
Além de Diálogos Comestíveis, quer saber que outras parcerias da Artesania já foram fechadas na fase de ideação? Curry Consultoria (plano de negócios e treinamentos*), Alexandre Chiacchio (fotógrafo especializado em gastronomia*), Estúdio Malagueta (Pedro Ribeiro, fotógrafo especializado em gastronomia*), Dress2Cook (uniformes*), Sheefit (Gabriela Mariano, identidade da marca, design gráfico*), Glória Queiroz Ateliê (peças de cerâmica*) e Diálogos Comestíveis (proposta de cursos espertos* e produção de conteúdo*).
SERVIÇO:
O quê: "De Comer Com os Olhos" - Workshop de Design Gastronômico com Érica Araium e Juliano Albano - 2ª EDIÇÃO
Quando: 26 de novembro, segunda-feira, das 9h às 18h, com uma 1h30 de intervalo para almoço.
Onde: Artesania Ateliê Gastronômico - Rua Cabo Oscar Rossini, 66, Distrito de Sousas, Campinas/SP (entrada de Sousas, rua do banco Itaú). Dica: vá de Uber.
Inscrições até 22/11/2018. Vagas limitadas. Mais informações:
Quanto: R$ 451,00 (valor individual). À venda pelo site da Food Pass!
Saiba mais: www.dialogoscomestiveis.com.br e www.julianoalbano.com
PERDEU A 2ª EDIÇÃO? iNSCREVA-SE PARA A 5ª! AGORA!
VAGAS LIMITADAS, GARANTA SEU INGRESSO!
{module [160]}