Skip to main content

Palavras que Dialogam - Oficina de Escrita Criativa com Érica Araium

Palavras que Dialogam - Oficina de Escrita Criativa com Érica Araium

| Érica | Na ponta da faca

Érica Araium

Idealizadora de Diálogos Comestíveis, estrategista de branding, marketing e comunicação. Jornalista. Palestrante. Ávida por #MotivosParaDialogar.

Érica Araium

Idealizadora de Diálogos Comestíveis, estrategista de branding, marketing e comunicação. Jornalista. Palestrante. Ávida por #MotivosParaDialogar.


Já me pediram e, agora, atendi à demanda: uma oficina de escrita!

Tenho ponderado muito sobre nossa capacidade de ler e "escrever" o mundo. E, talvez também por isso, considerado promover minha primeira oficina de escrita por Motivos Para Dialogar, minha nova consultoria de comunicação.

Por quê, Érica? Porque eu me sinto feliz tendo a palavra como matéria-prima e me conectando com pessoas interessadas em se reconectar com seus territórios, propósitos e, por que não, resolver altos bo's profissionais melhorando a comunicação.

Pelos meus cálculos, desenvolvi muitas oficinas de escrita para clientes, alunos e grupos de consultoria: mais de 30, realmente. E, só nas cinco edições de "De Comer Com os Olhos", ativei esse recurso de forma cuidadosa e sensível para tratar de food design e de design gastronômico de uma maneira nada convencional: vi, pelo menos, 100 pessoas mais felizes depois disso.

Agora, embalo essa iniciativa para presente, de forma mais comercial, e a coloco à disposição para quem quiser escrever. Estou atenta às necessidades dos times de RH e de marketing das empresas (meu target principal).

Ah! Escrever não é um processo asséptico. É um processo criativo. É um processo de escrita. Logo... Para deixar claro:

Não criei um curso de extensão de letras ou de literatura. Há pessoas e instituições tarimbadas oferecendo essa solução.

Não terei alunos, mas participantes: isso muda tudo! A graça da atividade é a troca, a conexão.

Sei que a arte e a terapia dialogam com a escrita, essa oficina não é sobre arte ou terapia. Não tenho qualificação nem para a, nem para b. Mas pondero sobre!

Sei, ainda, que não se pode ensinar alguém a escrever criativamente, mas despertá-lo a aprender por meio de algumas técnicas, estímulos e práticas: isso faz sentido para você também?

Vamos em frente!
 
 




A oficina Palavras que Dialogam é uma experiência de escrita criativa (e sinestésica), desenhada para líderes, empreendedores, equipes multidisciplinares e criativos, com foco no desenvolvimento da comunicação, da criatividade e do bem-estar
 
O encontro será dividido em cinco momentos e o inscrito receberá uma atividade prévia, por e-mail. No dia da atividade, por meio de estímulos sensoriais e atividades de escrita, a oficina proporcionará um espaço para reflexão a fim de incentivar a reconexão com os propósitos pessoal e profissional dos participantes.


A escrita abre possibilidades de diálogo e de tomada de decisão.

 

Realizada de forma remota e ao-vivo, a oficina integra estímulos e dispositivos de escrita a fim de promover uma jornada de descoberta e expressão através da palavra - do texto escrito (ou desenhado, ou fotografado, ou modelado, se e conforme o caso).

 

Objetivos:

• Fortalecer a comunicação: Sensibilizar habilidades de comunicação autêntica e eficaz, contribuindo para um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo.

• Fomentar a criatividade e o bem-estar: utilizar a escrita e os estímulos sensoriais para aliviar a pressão e para ampliar a capacidade criativa dos participantes. As melhores soluções podem repousar no papel.

• Reconectar os participantes ao seu propósito: através da escrita, ajudar os participantes a refletir sobre seus objetivos pessoais e profissionais, promovendo um alinhamento com seus territórios de atuação, valores, propósitos e missão.

 

Inscreva-se agora mesmo via Sympla. Vagas Limitadas! ✅

 

QUEM FAZ:

Érica Araium, jornalista com mais de 24 anos de experiência em comunicação com o mercado e branding. Autora de “Diálogos Comestíveis” (editora Dialética, 2022) e idealizadora da agência de branding orientado à Agenda 2030/ESG Diálogos Comestíveis - desde 2016, geriu projetos e criou experiências de marca para mais de 40 empresas. Realizou diversas atividades para líderes e equipes multidisciplinares valendo-se de técnicas de escrita criativa, jornalismo literário, processo criativo, design thinking e expressões artísticas diversas. Desde 2018, promoveu diversas oficinas de escrita em seus cursos de design gastronômico e em cursos universitários e de especialização. Desenvolveu “Meme Para Dialogar”, um exercício de escrita sobre o consumo de alimentos. Seu objetivo é auxiliar líderes a se reconectarem com seus propósitos por meio da escrita e a solucionar problemas complexos com mais leveza, gerando resultados memoráveis para seus pares. É mestre em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp, especializada em jornalismo literário (pós-graduação lato sensu), gestão de marketing e comunicação com o mercado (MBA’s). Já estudou direção de arte para cinema, radialismo/locução (DRT), neuromarketing e metodologias ágeis. Sua matéria-prima é a palavra

 

 

Inscreva-se agora mesmo via Sympla. Vagas Limitadas!

 

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se agora mesmo via Sympla. Vagas Limitadas! ✅

 

 

SE VOCÊ É "EMPRESA", ME PROCURE PARA REALIZAR ESTA OFICINA IN COMPANY! ✅