Fome de conteúdo, Diálogos Comestíveis

“Comunicar é algo preciso, no sentido exato e, também, trocadilhado do termo. Em torno da mesa, toda fome se aplaca, todo diálogo é comestível". (@Érica Araium • Gestora de BRANDING • (@branding.ericaaraium) • Fotos e vídeos do Instagram

Post atualizado em 29 de abril de 2024. 
 

 

NOSSO PROPÓSITO?

Evoé! Foi atuando como repórter especializada em gastronomia que Érica Araium construiu o gosto (ah, Pierre Bourdieu) pelos sentidos de "alimento". De 2010 a 2015, entrevistou mais de 400 cozinheiros nacionais e internacionais, além de produzir mais de 7 mil reportagens, 

O que sempre a intrigou? Compreender melhor a relação entre a produção noticiosa e o consumo de alimentos e marcas. “Que fornecedores mais apetecem? Por quê? Para quê? Que fatores pesam sobre as escolhas mais responsáveis/ sustentáveis? De que maneira o consumidor influencia o processo criativo e a direção do negócio?
Quais os sentidos de "alimento"?

Fato é que, em cada marca, há uma narrativa incrível a ser descoberta. Da gestão de marca (branding) à narrativa que melhor traduz as ações (storytelling) há que se manter a coerência. A unidade. E é aí que Diálogos Comestíveis entra.

O projeto ganhou forma e conteúdo em setembro de 2014, primeiro nas redes sociais e, depois, com a produção de conteúdo para negócios. Naquele momento, havia o desejo genuíno de fomentar a cadeia local por meio do estreitar de laço entre os principais atores da gastronomia. No âmago, a vontade de exercitar a tarimba jornalística de forma respeitosa às histórias de vida (valor) e, assim, produzir conteúdo de qualidade (relacionado ao produto/serviço) que acene às próximas gerações: - "Aquela marca deixou meu mundo melhor"! Se todos os pontos de contato da marca comunicam, podemos ajudar a melhorar a comunicação, desde a cultura empresarial até a campanha de comunicação mais ampla.

Depois de atender a mais de 40 marcas do setor de alimentos e bebidas, entre elas Xandô, Foodpass, Seminário Fruto, Restaurante Banana da Terra, Cachaça Paratiana e outras (confira o portfólio aqui), a consultoria passa a atender, também, a negócios dos setores de educação e tecnologia voltadas a projetos ESG. 

Em 2021, Carolina de Avilez passa a integrar o projeto e, por isso, temos ainda mais #MotivosParaDialogar!

 

O QUE FAZEMOS?


Prestamos consultoria de comunicação e branding com foco em ações de promoção à sustentabilidade. Fazemos a gestão e o planejamento de comunicação do seu negócio. Treinamos equipes desde C-Level e seus times para comunicarem os valores da sua marca de forma criativa e efetiva. Analisamos o comportamento do consumidor e mapeamos tendências.

Identificamos a personalidade de sua marca ao longo do tempo e vamos reposicioná-la, se preciso. Traçar estratégias para que o interesse se desperte de forma genuína, engajada e empoderada. Detectar mídias potenciais nas quais vale a pena investir, olhar para o futuro e agir no presente. Além de diagnosticar/ corrigir problemas comunicacionais.

enlightenedTambém produzimos conteúdo personalizado em texto, imagens e comestíveis (food art/ food styling). Fazemos o diagnóstico de seu negócio para que todos os recursos sejam otimizados e adequados à realidade da Economia Criativa e da Economia Circular.

Contamos com uma rede de parceiros (designers, fotógrafos, redatores, engenheiros de alimentos, ilustradores etc) para atender a projetos de médias e grandes empresas.

Nossos projetos são precificados a partir de uma referência de escopo: pacote de mentoria de comunicação (mínimo de 5 sessões), consultoria de branding (mínimo de 6 meses) e projetos pontuais (curadoria de conteúdo, palestras, talks "Motivos Para Dialogar", performances). Para propostas de produção de conteúdo audiovisual ou food art, consideramos valores de diária.

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PRA CONHECER

Dê uma olhada neste material produzido para o I Encontro Mundial de Chefs (2017)

E neste mini documentário sobre a Calusne Farms (2017)

E neste material sobre Design Gastronômico (2018)

E neste workshop cheio de food design (2019)

E nestas provocações pautadas na Década dos Oceanos (2021)

 E no livro de Diálogos Comestiveis (2022)

 

 

PRA COMEÇAR

Temos planos para três, seis e 12 meses, além de serviços diversos, voltados à produção de conteúdo em texto, imagens, palestras, eventos e performances. Também fazemos a gestão da comunicação de seu negócio com para que o ESG seja considerado na tomada de decisões. Então, se precisar da gente, é só entrar em contato. 

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Há sempre #MotivosParaDialogar.


#BrandExperience #CustomerExperience #ESG #Branding #BrandedEnterteinment



 

 

 

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