Na ponta da faca

Na ponta da faca

O pensar sobre o que está em movimento
Por Érica Araium

 

Um oceano de Motivos Para Dialogar em 2021

No que você pensa quando ouve ou lê a expressão “sustentabilidade”? E em “governança”? E em “economia circular”? Esses termos (que são conceitos complexos) estão “em alta”, mas já desgastados pelo uso, muitas vezes equivocado, que marcas e pessoas conferem a eles. Em 2021, queremos ampliar o diálogo a partir deles. E faremos isso por uma perspectiva ancorada na Década dos Oceanos.

Sobre o “gosto” (que sempre se discute)

Estamos em fevereiro. “Mosquitos, calor e (quase) Carnaval”. Seria assim, tranquilo como na fictícia frase anterior, se a pandemia houvesse... tchhhhh-pum! Desfalecido. Desmaiado. Desaparecido. E se autodeclarado maior de idade e vacinada. O que desapareceu, no entanto, foi a esperança – sobretudo do setor gastronômico. Ainda mais diante da, digamos, dificultosa gestão pública. E da complexa lógica de convívio realmente responsável. Aquela que nos fez rever, desde março de 2020, os hábitos do comer privado em lugares públicos.

O que deseja o neoconsumidor no contexto Covid-19

Que cenários há para além da pandemia? Qual será o storytelling do futuro da restauração? O que podemos ver pela fresta dos ditos e dos interditos (nas entrelinhas) do comer? Será que podemos mesmo falar em "retomada" dos negócios e em um "novo normal"? Foi justamente sobre a necessidade de analisar-se o "homo digitalis", o comportamento desse neoconsumidor e os possíveis "futuros" que tecemos um belo diálogo com a professora e consultora sênior Eliane El Badouy Cecchettini no Food Summit Pós-Covid 19, a convite da Foodpass.

O neoconsumidor tem fome de quê?

Liberte o design, gastronome-se!

Que tal soltar a criatividade neste 7 de setembro? #DeComerComOsOlhos é um presentão, mas pode chamar de workshop (WS)! Durante oito horas (das 9h às 18h), o chef Juliano Albano e a consultora de branding Érica Araium (Diálogos Comestíveis) conduzirão os participantes a uma imersão pelo universo do design gastronômico. O mote é desenhar ideias e construir narrativas envolventes (santo storytelling!) a fim de tornar a experiência do comer multissensorial. Sacar a importância do design à melhoria da experiência do usuário/ comensal e criar novas maneiras de empratar as histórias de um jeito único, que estabeleça diálogos comestíveis.

Este evento passou, mas logo teremos nova edição em 2021! Confira e garanta sua vaga!  AGORA!Post checado em 8 de março de 2021.

#DeComerComOsOlhos é puro #FoodDesign

E depois do Corona, chef?


Tecer previsões acerca do cenário pós-Covid 19 é temerário. Esses futuros imaginários a la Richard Barbrook são coisas para gente genial como ele ou Marshall McLuhan ou Pierre Lévy ou Martha Gabriel - caras e mina da comunicação que reverberam em qualquer meio e mensagem. Com ajuda do food design e de todas as portas que abrimos até aqui, porém, nos arriscamos um pouco mais. Dá então para rabiscar uns rascunhos de cenário/ paisagem desse admirável mundo M.U.V.U.C.A. novo - muvucado e mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Fizemos até vídeo sobre isso aqui e disponibilizamos no IGTV. E depois do Corona, chef? Os hábitos de consumo foram atualizados da noite para o dia, acostume-se rápido ao "novo normal".

 

 

 

VOCÊ TEM #MOTIVOSPARADIALOGAR?
DESAFIE DIÁLOGOS COMESTÍVEIS!

 

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